Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam cerca de 15 toneladas de pescado durante a Operação Mar Territorial, realizada no Rio Grande do Sul.
A ação ocorreu entre 24 e 28 de novembro, em parceria com a Brigada Militar Ambiental, na região da Lagoa dos Patos, nos municípios de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A operação teve como objetivo combater a pesca ilegal da corvina (Micropogonias furnieri), especialmente o uso de equipamentos proibidos, como redes pesadas puxadas por embarcações, que causam forte impacto no ambiente aquático e aumentam a pressão sobre a espécie, já em alto nível de exploração.
A fiscalização também atuou para impedir que a corvina capturada irregularmente fosse direcionada às indústrias locais, evitando a comercialização e a tentativa de “esquentar” a origem do pescado.
Durante a operação, agentes do Ibama flagraram pescadores usando equipamentos proibidos e identificaram um barco que já havia sido lacrado pelo órgão por pesca irregular. Outras embarcações também operavam sem autorização.
Uma empresa pesqueira de grande porte foi autuada por comprar e armazenar pescado de origem irregular. Segundo o Ibama, as quantidades apreendidas eram muito superiores à capacidade de captura, armazenamento e transporte das embarcações envolvidas, incluindo um barco sem permissão para atuar na região, o que indica tentativa de “lavagem de origem” do pescado ilegal.
Ao todo, 12 embarcações foram inspecionadas, e 11 autos de infração foram emitidos, somando R$ 618 mil em multas. Todo o pescado apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil do Sesc, beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar. Os registros criminais foram encaminhados à Polícia Federal em Pelotas (RS).
O post Fiscais recolhem 15 toneladas de pescado irregular em operação apareceu primeiro em Canal Rural.